domingo, 22 de novembro de 2009

Cada um na sua casa, pensando na casa do futuro










As ilustrações tem casais, porque estaremos velhos mas não mortos..... ainda...hehhhehhheee



























Tem muito tempo que a gente não se reúne pra continuar a planejar a casa comunitária de nossa velhice. Meus amigos e eu. Precisamos reativar o projeto. Já tem até um primeiro esboço da planta.

A idéia começou há muito tempo, quando percebemos que íriamos ficar um monte de amigos solteiros, ou separados, divorciados, morando sozinhos e com os problemas normais que todo velho que pretende, enquanto puder, morar sozinho. Aí rolou a idéia da casa.

Achei um esboço do projeto que começa assim:

1 - o que será de uso comum (piscinas, churrasqueiras, enfermaria eheheheh, sala jogos / ginástica, yoga, canil, gatil, pqparil)
2 - procurar ter uma horta “comunitária” (lazer e terapia ocupacional)
3 - procurar ter uma área de “matinha” / bosque (implica em local afastado/rural)
4 - pensar em alguns bangalôs pra aluguel pra custear despesas fixas do condomínio e aliviar pros moradores

E dá-lhe idéias, e cafés, e chás, e almoços, e muito riso, e muita briga (de brincadeira, é claro!) e a casa foi tomando forma.

A idéia, pelo menos até agora, será de uma série de bangalôs, tipo quarto e sala e banheiro. Eles formarão um círculo e, no meio deste círculo, terá muito verde, bancos e o melhor da festa: um conjunto que vai ter sala de estar, refeições, sala de música, cinema e TV (que agora já até tem nome: home-theater). Do jeito que o tempo tá voando, vixi !! já tá quase na hora de mudar.

E vem partes ótimas. Pensem bem numa biblioteca, com livros vindos de pelo menos 15 pessoas com os gostos mais variados. CDs, vinil e todo tipo de iPod's e tralhas modernas ou antigas. Coisas funcionando ou só pra matar as saudades. Álbuns e fitas e guardados de todas as viagens de todos nós que somos, na grande maioria," do mundo".

Teremos enfermaria, muito necessário porque velho dá defeito toda hora. Pensamos em juntar as aposentadorias de todos prum fundo comum. Isso ainda é motivo de muita discussão devido ao mínimo e máximo de cada salário....rs.

Nos bangalôs, cada um fará o que bem entender, trará se quiser os móveis de casa, porque velho é muito apegado às suas tralhas.
Teremos um jardim super gostoso, onde receberemos visitas, de quem realmente tá querendo nos visitar, sem aquele compromisso de ter que ajudar em alguma coisa ou levar o velho pra passear, ou colocar o velho no sol e tirar o velho do sol.

Aliás, lembrei de duas coisas ótimas. E a vítima sou eu, of course. Um dia, viria uma sobrinha minha pela manhã, iríamos nos sentar no jardim, papear, ela iria embora e só dariam falta de mim no jantar. Alguém iria procurar e me encontrar bem mais morena devido ao sol do dia todo.

E também o caso de alguém que trouxe um pé-de-moleque de presente pra mim e eu tive que distribuir o presente pros amigos, porque já não terei dentes fortes pra mastigar amendoim.

O problema maior deste empreendimento é que a gente tá sempre achando que ainda tá muito novo pra começar a tomar as primeiras providências.

Acho que o terreno já podemos começar a procurar, antes que alguém tenha que fazer por nós, o que não é, absolutamente, o objetivo da idéia.

4 comentários:

  1. Lembro-me desta idéia, claro! Faz um tempinho, na verdade! Só não me lembro quem seriam os primeiros a discutir o assunto... Quando da minha volta, penso em participar de alguma "reunião", para fazer uma idéia mais "concreta" do projeto. Mas a idéia, em si mesmo, não poderia ser mais procedente!!!
    Bom domingo pra você!
    beijinho

    ResponderExcluir
  2. Tamo te esperando meu bem...bom domingo Croata pra vc também.
    bjins

    ResponderExcluir
  3. adorei a idéia!!! ainda outro dia estava comentando isso com a minha mãe, que se fosse velhinha adoraria morar num asilo! não vejo o problema que as pessoas vem nesse tipo de lugar! alias asilo é uma palavra muito feia, casa de repouso hehehehe
    mas o projeto do de vocês está muito legal! Precisando de arquiteta estou à ordem!!! hahahah
    beijos

    ResponderExcluir
  4. Rê vamos precisar sim. A gente tem idéia do que quer, palpites mil, mas não temos isso legal no papel. Falo com voê quando a coisa tiver mais concreta.
    bjos e que bom que tava bom em Búzios... pra recarregar as baterias.

    ResponderExcluir

Se você não tem conta no google, é só clicar em 'anônimo' para enviar seu comentário.

MAIS OPÇÕES DE ESCOLHA

T odas as pulseiras custam 40,00 cada Com coral, marfim e contas do Nepal que eu amo Aqui tem prata e marfim e sândalo Aqui rolou moeda indi...