terça-feira, 24 de novembro de 2009

Como era mesmo o nome do meu ex-marido?










E lá estou eu em Cannes, passando férias e fazendo companhia a minha amiga.

Sempre que eu ia pra lá, adorava, porque era a fase pra colocar a leitura em dia. Lia, lia muito. Uma delícia! Só eu e ela em casa, saíamos pouco, ela no crochê e eu nos livros.

E eu ficava perguntando coisas, querendo saber do passado, da vida dela ainda na Polônia, da época das guerras já que ela foi uma mulher que viveu a revolução russa, primeira e segunda guerras mundiais. Tem histórias demais, mas eu não vou contar nada do que ela não contaria pra todo mundo. Nada. Não que tenha segredos, mas era a vida dela e eu não me sinto no direito. Agora, as coisas que aconteceram com a gente, principalmente as que me fazem lembrar e rir até hoje, isso eu conto.

Me lembro que, um dia, estávamos as duas na sala, cada uma na sua função, ela devia estar com uns 90 anos. Me lembrei, não sei porque, do marido dela (era divorciada) e perguntei: "como era mesmo que se chamava seu marido?"
Ela olhou pra mim e disse: "quem?" "Seu marido, como era mesmo o nome dele?"
Ela parou com o crochê, pensou, pensou e disse: "Sei não". E voltou pro seu crochê. Eu: " ficou doida? Você não se lembra do nome do seu marido?" Ela parou de novo o crochê, já relativamente sem paciência e pensou de novo. Pensou, olhou pra cima, pra baixo, deu aquela enchida de ar na boca e soprou, como todo francês ama fazer e disse: " sei não. Esqueci".
Eu não me conformava, como pode ter vivido com o Mané durante uns 50 anos, sei lá, e se esquecer do nome da vítima?
Insisti. Disse : "olha, nós conversamos há poucos dias, você me contou um caso e me falou o nome dele, como pode ter esquecido agora?"
Ela já totalmente de saco cheio, deu mais uma pensada rápida e falou finalizando o papo:
"Sei não, tô pouco me lixando."

Usou uma expressão um tanto quanto mais forte, que censurei em respeito a vocês...rs.

2 comentários:

  1. tem coisas que é melhor ficar lá no fundo da memória mesmo!!! ;) estou adorando essas histórias!
    ps- como você consegue atualizar tanto esse blog!! meu deus fico tonta toda vez que entro aqui!! rs
    bjos

    ResponderExcluir
  2. hhee...são muitos anos de janela Rê. A vida tá sendo longa e a andação sem fim fez conhecer muita gente e viver muitas situações.Fico contente que esteja se divertindo."a gente fazemos o que podemos...rs"
    bjins

    ResponderExcluir

Se você não tem conta no google, é só clicar em 'anônimo' para enviar seu comentário.

PRESTIGIE SEUS AMIGOS - COMPRE O QUE VOCÊ GOSTA E QUE ELES FAZEM

N ós compramos todos santo dia de um tudo e ajudamos a enriquecer empresas, lojas, o que seja, de pessoas que não temos ideia de quem são.  ...